Frango assado de Domingo de Jamie Oliver

Sei que não é Domingo, mas andava mesmo com vontade de fazer esta receita e pelo que a minha irmã disse o tempo que o demorei a fazer compensou :)


Ingredientes:      Para 4 pessoas
Tempo total: 2h

1kg de batatas
1 limão
4 pés de alecrim fresco
1 frango inteiro
Azeite q.b.
500g de cenouras
1 cebola
2 nozes de manteiga sem sal
1 laranja
2 pés de tomilho fresco
2 dentes de alho
1 c/sopa cheia de farinha
1/2 de couve lombarda
250g de ervilhas congeladas


Confecção:

Pré-aqueça o forno a 200ºc. descasque as batatas (eu fiz com casca), cortando a meio as maiores, e depois coloque-as a cozer num tacho com água a ferver com sal, junto com o limão, durante 12 minutos. Entretanto, separe metade das folhas de alecrim do caule para um almofariz e esmague-as com o pilão e adicione sal e pimenta. Em seguida, coloque numa assadeira o frango bem untado com azeite. Descasque as cenouras e a cebola, corte a cebola em 8 gomos e ponha-os debaixo do frango com as cascas das cenouras. Corte as cenouras em cubos de 3 cm e coloque-os num tabuleiro com 1 noz de manteiga. Acrescente tiras de casca de laranja e esprema também o sumo. Adicione as folhas de tomilho, uma pitada de sal e de pimenta, envolva tudo muito bem e depois cubra com papel de alumínio e reserve.


Escorra as batatas e agite o tacho para as soltar. Com a pinça retire o limão, perfure-o com uma faca e empurre-o para dentro do frango. Deixe o frango assar por 1h e 20 minutos ou até estar dourado e no ponto. Deite as batatas numa assadeira com azeite, uma pitada de sal e pimenta, e espalhe as restantes folhas de alecrim. Esmague o alho, adicione e mexa bem, e coloque no forno a assar ao lado das cenouras, por baixo da prateleira do frango, durante a última hora, ou até ficar dourado, sem esquecer de mexer de vez em quando.


Retire o frango do forno, transfira-o para uma travessa e tape (deixando dentro as batatas e as cenouras). com uma colher, retire o molho da assadeira do frango para um franco. Leve a assadeira a lume médio e acrescente a farinha, mexendo sempre. Depois verta 6dl de água a ferver, mexa bem e deixe ferver até ganhar a consistência ideal, deite o molho numa molheira, passando-o por um coador. Separe a parte central da couve, retire as folhas e coza-as em água a ferver com sal 5 minutos, acrescentando as ervilhas nos dois últimos minutos. Escorra e misture com a restante manteiga. Sirva tudo no centro da mesa com os acompanhamentos habituais. 



Uma maravilha :)

E como já devem de ter reparado, o Blog está co  uma nova decoração e um novo logótipo, tudo feito pela fotografa Jessica martins. 


Poderão contactar a artista através da sua página do facebook por mensagem privada.



-----------------------------------------------------------------------------------------------




Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido’ é uma série que acompanha Anthony Bourdain à volta do mundo enquanto revela áreas menos conhecidas do planeta celebrando as diversas culturas, explorando a comida e os rituais de refeição!

Não percam a estreia dia 18 de Julho às 21h e venham viajar pelos sabores mundo connosco!


Os Melhores Bolos e Doces

Num formato fora do normal, chega ao 24Kitchen a série britânica ‘Os Melhores Bolos e Doces’ que vai à procura das melhores pastelarias do país. Chefs e pasteleiros são desafiados para fazer as suas especialidades incluindo vários tipos de pão, bagels, bolos, entre muitas outras ofertas do mundo da pastelaria.

Para avaliar quais os melhores bolos temos os júris Mich Turner, a proprietária da Little Venice Cake Company, e Peter Sidwell, um escritor de livros de culinária e dono de restaurantes. Juntos vão à procura das mais delícias das melhores pastelarias independentes e familiares, provando e criticando as suas receitas de pão, bolos, tartes, etc.
As pastelarias competem entre si em etapas regionais sendo que o vencedor de cada episódio avança para as finais regionais e, posteriormente, para as finais nacionais.

Comentários

  1. Adoro frango e esse tem um aspecto delicioso
    Gostei da nova imagem do blog.
    AS fotos estão lindas
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de frango! Tem um aspecto fabuloso! Também adorei o acompanhamento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem...esse frango está qualquer coisa de divinal!! Que bom aspecto :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Instagram