Hambúrguer de porco com cebola



 Comprei á algum tempo o livro "Hambúrguer Gourmet", um excelente livro que finalmente coloquei em prática e experimentei a receita do pão de hambúrguer. Depois experimentei fazer um bom hambúrguer para por neste excelente pão.



Ingredientes:

Para o pão (Receita de "Hambúrguer Gourmet"):

420g de farinha de trigo T65
10g de fermento de padeiro
40g de açúcar
10g de sal marinho fino
175ml de leite fermentado
1 ovo
1 gema
1 clara
25g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 pitada de sementes de sésamo

Para o hambúrguer:

300g de carne de porco picada
1 cebola grande picada grosseiramente
1 noz de margarina
Meia c/café de pimenta preta
Meia c/café de sementes de mostarda branca
Bacon cortado em pedaços pequenos
Uma pitada de piri piri

Para a montagem:

Queijo, alface e ketchup



Massa para o pão:

Numa taça, colocar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Junte o leite fermentado, o ovo e a gema. Misture com uma colher de pau ou com a mão durante 3 a 5 minutos, até formar uma massa homogénea. Juntar a manteiga em pedaços e amassar cerca de 15 minutos, até obter uma massa macia e maleável.
Para a primeira levedação, colocar a massa  numa taça untada, cobrir com película aderente e deixar repousar num local quente, cerca de 1h30.

Enquanto espera pela primeira levedação pode preparar os seus hambúrgueres para deixar eles temperados. Numa frigideira coloque a noz de margarina, quando esta derreter, junte a pimenta preta e as sementes de mostarda já esmagadas e coloque também a cebola, cozinhe até ficar cor de caramelo. Num recipiente coloque a sua carne com o preparado anterior e o bacon e piri piri, misture tudo muito bem e comece a formar os seus hambúrgueres, tempere com sal e reserve.


Passado o tempo da primeira levedação, transfira a massa para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha. Bata na massa com os punhos para lhe retirar o ar, de seguida divida a massa em 8 pedaços. Forme com as mão 8 bolinhas.
Assim feito, colocar as bolas num tabuleiro de forno com papel vegetal, ligeiramente polvilhado com farinha. cobrir com película aderente sem comprimir e deixar levedar num locar quente por cerca de 1h. Os pães estão prontos a cozer quando, ao tocar, a impressão do dedo desaparece muito lentamente.

Cozedura:
Pré-aqueça o forno a 190ºc. Bater a clara de ovo com um pouco de água. com um pincel macio, pincelar as bolas de massa com a clara e polvilhar com as sementes. Levar ao forno durante 15 a 18 minutos, até os pães estarem bem dourados. deixar arrefecer antes de cortar.


Preparação do hambúrguer e montagem:

Para grelhar o hambúrguer, use margarina e coloque o mesmo por cima, deixe grelhar até ao ponto desejado. Finalize os hambúrgueres colocando 2 fatias de queijo por cima de cada um e leve ao forno só para derreter.
Corte o seu pão e espalhe o ketchup, coloque em seguida o seu hambúrguer e a alface por cima.
Está pronto.

Poderá acompanhar com uma bela cerveja com coca-cola, gelo e limão, que maravilha.



Fotos de:


Comentários

  1. Gosto mais deste visual! Mais colorido! Esse teu hambúrguer parece mesmo um hambúrguer gourmet! Está tão apetitoso! E lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu adoro o verde, é a minha cor favorita. Quanto á receita obrigado também, deu bastante trabalho, nunca tinha feito este tipo de pão.

      Bj

      Eliminar
  2. que aspeto delicioso, o pão ficou maravilhoso um aspeto excelente


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!!!

    Até me fez crescer água na boca :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Instagram